
GLOSSÁRIO – ALIMENTOS
Verduras e legumes: Alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, importantes para o bom funcionamento do corpo e para prevenir doenças.
Exemplos: alface, rúcula, agrião, couve, acelga, tomate, pepino, chuchu, pepino, cenoura, berinjela, vagem, beterraba, quiabo, abóbora.
Tubérculos: Alimentos ricos em carboidratos (fornecem energia para o corpo), vitaminas, minerais e fibras (importantes para o bom funcionamento do corpo e prevenção de doenças).
Exemplos: Batata, inhame, mandioca, cará.
Cereais integrais: Alimentos ricos em carboidratos (fornecem energia para o corpo), vitaminas, minerais e fibras (importantes para o bom funcionamento do corpo e prevenção de doenças).
Exemplos: Arroz integral, aveia, milho, trigo (grãos).
Leguminosas: Alimentos ricos em proteínas (importantes para a construção e crescimento do corpo e dos músculos), vitaminas, minerais e fibras (importantes para o bom funcionamento do corpo e prevenção de doenças).
Exemplos: Feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, soja.
Carboidratos: Estão presentes nos tubérculos e cereais, importantes para dar energia para que nosso corpo possa fazer todas as atividades do dia como respirar, pensar, caminhar, brincar.
Proteínas: Estão presentes em leguminosas, carnes, ovos, leite e derivados, importantes para a construção e crescimento do corpo e dos músculos.
Gorduras: Estão presentes em grande quantidade em óleo, azeite, castanhas e em quantidade variada em carnes, leite e derivados e ovos. Fornecem energia para o corpo, dão sabor aos alimentos, são importantes para manter a temperatura do corpo, para produzir hormônios e transportar algumas vitaminas pelo corpo.
Fibras: Estão presentes nas verduras, legumes, frutas, cereais integrais, leguminosas e castanhas. São importantes para o bom funcionamento do corpo e do intestino, dão saciedade nas refeições, ajudam na prevenção de doenças.