MANIFESTO “COMER BEM SIM”

 

Comer bem sim, porque comer bem não é comer muito. Comer bem não é raspar o prato. Comer bem é nutrir o corpo. Por isso enfatizamos “Comer bem sim”. Comer bem é ter prazer em fazer as melhores escolhas. Comer bem é dar valor ao convívio social, tão prejudicado nesses quase dois anos que se passaram desde o início da pandemia. 

Comer bem sim, porque comer bem é dar preferência para alimentos fresquinhos, in natura, que não passaram por processos industriais ou passaram pelo mínimo possível de alterações, ou seja, os minimamente processados.

Comer bem sim, porque comer bem é consumir com moderação os alimentos processados, que passaram por algum processo industrial, e evitar ao máximo os ultraprocessados, alimentos que passaram por muitas alterações no processo industrial. 

Comer bem sim, porque comer bem é procurar alimentos variados, evitar aquela monotonia na dieta.

Comer bem sim, porque comer bem é procurar uma alimentação rica em verduras, legumes e frutas, dando prioridade para os vegetais da estação.

Comer bem sim, porque comer bem é incluir cereais e grãos integrais, além do consumo moderado de leite e derivados magros, carnes magras, castanhas e azeite.

Comer bem sim, porque comer bem é não consumir na rotina biscoitos, doces, embutidos, carnes gordurosas, salgadinhos, bebidas açucaradas, macarrão instantâneo e outros produtos com excesso de açúcar, gordura e/ou sal. 

Comer bem sim, porque comer bem é respeitar a sua cultura, a cultura da sua região e valorizar a culinária local.

Comer bem sim, porque comer bem é consumir a quantidade suficiente para atender às necessidades do corpo, perceber e respeitar a saciedade.

Comer bem sim, porque comer bem é ter prazer na alimentação, que é fundamental para adotar hábitos saudáveis e mantê-los.

 

Comer bem sim, porque comer bem é saber que os alimentos não precisam ser fritos ou ricos em gordura, ou excessivamente açucarados para serem saborosos. 

Comer bem sim, porque comer bem é poder fazer as refeições em boa companhia.

Comer bem sim, porque comer bem é dar o devido valor ao momento da refeição, comer com consciência e tranquilidade, sempre saboreando.