Ouça também em:
dezzer.jpg
speaker.jpg

Uma das principais dificuldades das crianças, adolescentes e famílias é compreender na prática do dia a dia o que é uma alimentação saudável. No início do mês, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica - ABESO, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM e a Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD lançaram o manifesto e a campanha Comer Bem Sim, com o intuito de conscientização e também de sugerir ações governamentais como a taxação de bebidas açucaradas e proibição da publicidade infantil de alimentos ultraprocessados.

Trata-se de tema estratégico na área da Saúde, já que obesidade infantil desencadeia problemas que podem arrastar-se por toda a vida, como diabetes e hipertensão, além de influenciar na saúde mental e desempenho escolar.

O podcast da Campanha Comer Bem Sim, uma realização da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).

Neste primeiro episódio, tivemos a participação de representantes da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM); respectivamente, Dra. Cíntia Cercato, Dr. Domingos Malerbi e Dr. César Boguszewski, responsáveis pela campanha Comer Bem Sim.

Além da nutricionista da Abeso, Renata Bressan; e da endocrinologista Dra. Maria Edna de Melo, do Grupo de Obesidade do HCFMUSP, e da representante ACT Alimentação Saudável Paula Johns. Tivemos também as vozes das crianças, os dois Pedros, um de São Paulo e outro de Mato Grosso.

No próximo episódio, discutiremos os impactos da publicidade infantil de alimentos ultraprocessados e o caminho do cumprimento da regulação existente. Enquanto isso, acompanhe nossos conteúdos no site da camapanha comerbemsim.com.br e no Instagram @comerbemsim_concurso.

Site da campanha: www.comerbemsim.com.br

Créditos
Esta é uma produção Estúdio Banca Podcast,
Direção, reportagem, roteiro e apresentação: Luciana Oncken
Colaboração: Hélio Silveira e Mônica Kulcsar
Sonorização, edição e mixagem: J. Benê